• Amália Rodrigues : - « Barco negro » ; - « Uma casa portuguesa »

    Barco Negro


    De manhã, que medo, que me achasses feia!
    Acordei, tremendo, deitada n'areia
    Mas logo os teus olhos disseram que não,
    E o sol penetrou no meu coração.[Bis]

    Vi depois, numa rocha, uma cruz,
    E o teu barco negro dançava na luz
    Vi teu braço acenando, entre as velas já soltas
    Dizem as velhas da praia, que não voltas:

    São loucas! São loucas!

    Eu sei, meu amor,
    Que nem chegaste a partir,
    Pois tudo, em meu redor,
    Me diz qu'estás sempre comigo.[Bis]

    No vento que lança areia nos vidros;
    Na água que canta, no fogo mortiço;
    No calor do leito, nos bancos vazios;
    Dentro do meu peito, estás sempre comigo.

     

    Uma Casa Portuguesa


    Numa casa portuguesa fica bem
    Pão e vinho sobre a mesa
    E se à porta humildemente bate alguém
    Senta-se à mesa co'a gente
    Fica bem esta franqueza, fica bem
    Que o povo nunca desmente
    A alegria da pobreza
    Está nesta grande riqueza
    De dar, e ficar contente

    Quatro paredes caiadas
    Um cheirinho à alecrim
    Um cacho de uvas doiradas
    Duas rosas num jardim
    Um são josé de azulejo
    Mais o sol da primavera
    Uma promessa de beijos
    Dois braços à minha espera
    É uma casa portuguesa, com certeza!
    É, com certeza, uma casa portuguesa!

    No conforto pobrezinho do meu lar
    Há fartura de carinho
    E a cortina da janela é o luar
    Mais o sol que bate nela...
    Basta pouco, poucochinho p'ra alegrar
    Uma existência singela...
    É só amor, pão e vinho
    E um caldo verde, verdinho
    A fumegar na tigela

    Quatro paredes caiadas
    Um cheirinho á alecrim
    Um cacho de uvas doiradas
    Duas rosas num jardim
    Um são josé de azulejo
    Mais um sol da primavera...
    Uma promessa de beijos...
    Dois braços à minha espera...
    É uma casa portuguesa, com certeza!
    É, com certeza, uma casa portuguesa!

    É uma casa portuguesa, com certeza!
    É, com certeza, uma casa portuguesa!


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :